Foto: Prefeitura de Lajeado (divulgação)
Parque dos Dick em Lajeado imerso pela água
Após a formação do ciclone extratropical na noite da última segunda-feira (4), cidades do Rio Grande do Sul registram danos por conta das chuvas intensas. Até o momento, quatro pessoas morreram nos municípios de Mato Castelhano, Passo Fundo, Ibiraiaras e Estrela em decorrência do temporal. Também há milhares de gaúchos que estão desabrigados. A região Norte e o Vale do Taquari são os pontos mais afetados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham em campo para atender a população.
A região do Vale do Taquari registrou a segunda maior cheia da história, atrás apena da enchente de 1941 quando a região marcou 29,92 metros. O rio Taquari chegou aos 28,95 metros segundo dados dos Serviços Geológicos do Brasil (CPRM). A alta da água deixou casas imersas e pessoas ilhadas. A ponte sobre o rio Taquari, que liga Lajeado à Estrela, na BR-386, foi bloqueada para garantir a segurança da população.
- Santa Maria registra a maior chuva em 48h dos últimos oito anos; alagamentos e outros transtornos são registrados
- VÍDEO: cerca de 300 raios são registrados no céu de Santa Maria no fim de semana
- Pelo menos duas rodovias estaduais da região estão com bloqueio devido à chuva
Em sua conta do Twitter, o governador Eduardo Leite (PSDB), afirmou que o governo está mobilizado para minimizar os estragos e preservar a segurança de todos. Ele ainda ressaltou que as pessoas devem seguir as orientações da Defesa Civil e procurar os serviços de emergência em caso necessitem.
Até agora, 55 municípios já registraram danos por conta das chuvas dos últimos dias aqui no RS. Estamos mobilizados para resgatar as famílias que ficaram ilhadas e preservar as vidas nesse primeiro momento. Essa é a nossa prioridade.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 5, 2023
Segundo informações do Jornal A Hora, de Lajeado, Leite deve sobrevoar a região ainda na manhã desta terça-feira (5). Três helicópteros foram deslocados para auxiliar no resgate de vítimas que estão ilhadas em suas casas. O Exército também foi acionado para realizar o salvamento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade por meio das redes sociais. Segundo o mandatário, o Governo Federal “fará de tudo para ajudar a população gaúcha a atravessar esse momento”.
Queria prestar minha solidariedade a população do Rio Grande do Sul, que está vivendo as fortes chuvas que já causaram a morte de ao menos quatro pessoas. O chefe da defesa civil vai ao estado para ajudar a remediar os problemas causados pelas fortes chuvas. Faremos de tudo para…
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2023